Recurso extraordinário: ofensa direta e ofensa reflexa à Constituição

Depois de perder uma causa no segundo grau, é comum o advogado identificar uma possível violação ao devido processo legal, à legalidade, ao contraditório, à ampla defesa ou à razoabilidade e concluir que existe matéria constitucional suficiente para levar a controvérsia ao Supremo Tribunal Federal. Na maior parte dos casos, a conclusão não se sustenta, porque o que existe é uma ofensa reflexa à Constituição.
Para admitir o recurso extraordinário, o STF exige que a violação à Constituição seja direta. Quando a alegada ofensa só pode ser reconhecida depois de revisar a interpretação de uma lei ou de outra norma infraconstitucional, a violação é considerada reflexa ou indireta.
Essa distinção explica boa parte dos recursos extraordinários cíveis que não superam o juízo de admissibilidade.
O que é ofensa reflexa à Constituição?
Ofensa reflexa à Constituição é a violação constitucional cujo reconhecimento depende de antes reinterpretar uma norma infraconstitucional. Se a afronta se identifica na própria norma constitucional, a ofensa é direta e o recurso extraordinário é viável; se não, o recurso não é conhecido.
A pergunta que separa as duas situações é esta: para reconhecer a violação à Constituição, é necessário antes reinterpretar uma norma infraconstitucional? Se a resposta for não, pode haver ofensa direta. Se for sim, em regra, a ofensa será reflexa.
Na ofensa reflexa, a conclusão depende de uma etapa anterior. Primeiro seria necessário demonstrar que o tribunal interpretou ou aplicou incorretamente determinada norma infraconstitucional. Só depois seria possível chegar à alegada afronta à Constituição.
É essa lógica que aparece na Súmula 636 do STF: não cabe recurso extraordinário por contrariedade ao princípio constitucional da legalidade quando, para verificar a ofensa, for necessário rever a interpretação atribuída pela decisão recorrida a normas infraconstitucionais.
Se toda interpretação equivocada de uma lei pudesse virar violação à legalidade constitucional, qualquer discussão sobre legislação federal chegaria ao STF. A competência da Corte seria ampliada artificialmente, e a função do Superior Tribunal de Justiça, esvaziada.
Violação a princípios constitucionais é ofensa direta?
Em regra, não. O problema aparece com frequência quando o recurso extraordinário é construído apenas a partir da invocação de princípios.
Legalidade, devido processo legal, contraditório, ampla defesa, coisa julgada e prestação jurisdicional têm evidente fundamento constitucional. Nem por isso toda alegação de violação a esses direitos chega ao STF. Quando a identificação da ofensa depende da interpretação de normas infraconstitucionais, a jurisprudência do Supremo considera a violação apenas indireta.
Esse entendimento foi reafirmado em repercussão geral no ARE 748.371/MT, de relatoria do ministro Gilmar Mendes. O precedente consolidou a compreensão de que alegações relativas ao contraditório, à ampla defesa, ao devido processo legal e aos limites da coisa julgada não viabilizam o recurso extraordinário quando a análise exige exame prévio da legislação infraconstitucional.
Há uma consequência processual importante. Quando a inadmissão do recurso extraordinário decorre da aplicação de precedente firmado em repercussão geral, não cabe o agravo do art. 1.042 do Código de Processo Civil. A impugnação se faz por agravo interno perante o próprio tribunal de origem, nos termos do art. 1.030, § 2º. Identificar o fundamento da inadmissão, portanto, também define qual recurso cabe contra ela.
Quando a ofensa pode ser considerada direta?
O recurso extraordinário é adequado quando a questão constitucional pode ser examinada sem que o STF tenha de revisar previamente a interpretação de legislação infraconstitucional. Isso ocorre, por exemplo:
na aplicação de norma cuja própria constitucionalidade é discutida no recurso, desde que a matéria esteja prequestionada;
na decisão que reconhece a inconstitucionalidade de tratado ou de lei federal, hipótese de presunção de repercussão geral pelo art. 1.035, § 3º, III, do CPC;
no conflito direto entre o resultado do julgamento e regra constitucional específica, como em controvérsias sobre competência constitucional, imunidades tributárias ou direitos fundamentais com densidade normativa própria;
na controvérsia constitucional diretamente alcançada por súmula ou jurisprudência dominante do STF.
Mas, mesmo com ofensa direta, outros filtros continuam valendo. A Súmula 280 do STF impede o recurso extraordinário quando a controvérsia depende da interpretação de direito local, e a Súmula 279 impede o simples reexame de fatos e provas. Demonstrar a questão constitucional direta é só uma das etapas.
O que acontece quando o STF identifica ofensa reflexa?
O CPC de 2015 criou um mecanismo para evitar, em determinadas situações, a perda completa do recurso interposto pela via inadequada. O art. 1.033 estabelece que, se o STF considerar reflexa a ofensa à Constituição por entender que seu exame depende da revisão da interpretação de lei federal ou de tratado, deverá remeter o recurso ao STJ para julgamento como recurso especial. Antes de 2015, a consequência normal seria o não conhecimento.
Nem todo recurso extraordinário fundado em ofensa reflexa, porém, vai ser convertido em recurso especial. O art. 1.033 pressupõe que exista uma questão federal passível de apreciação pelo STJ. A jurisprudência registra hipóteses em que a técnica não se aplica, como quando a controvérsia depende de legislação local, alcançada pela Súmula 280.
A remessa também não elimina os requisitos próprios do recurso especial: prequestionamento da questão federal, indicação do dispositivo de lei federal violado e, para acórdãos publicados na vigência da Lei nº 15.484, de 2026, a demonstração da relevância da questão federal.
O art. 1.033 permite o aproveitamento do recurso em hipóteses determinadas. Ele não transforma um recurso extraordinário deficiente em um recurso especial automaticamente admissível.
O erro estratégico mais perigoso
O problema, muitas vezes, não está em interpor o recurso extraordinário. Está em interpor só ele quando o acórdão tem fundamentos constitucionais e infraconstitucionais autônomos.
Imagine que o tribunal sustentou a conclusão em dois fundamentos, cada um suficiente para manter o resultado: um constitucional, outro dependente da interpretação de legislação federal. Apostar só no extraordinário e esperar que o art. 1.033 resolva depois é arriscado. O redirecionamento é uma técnica excepcional de aproveitamento, e não um substituto da estruturação correta dos recursos desde a origem.
A lógica aparece no sentido inverso na Súmula 126 do STJ: se o acórdão tem fundamento constitucional e infraconstitucional autônomos, cada um suficiente, o recurso especial não é conhecido quando o fundamento constitucional não foi impugnado por recurso extraordinário. O mesmo raciocínio sustenta a Súmula 283 do STF quando o recurso deixa de atacar um dos fundamentos.
Quando existem dois fundamentos autônomos e suficientes, a técnica recursal precisa atacar ambos. A solução segura costuma ser a interposição simultânea de recurso especial e recurso extraordinário, cada qual com seus pressupostos.
Como identificar a ofensa reflexa na prática?
É possível reconhecer a violação constitucional sem reinterpretar uma lei? Se for necessário demonstrar primeiro que o tribunal aplicou mal uma norma infraconstitucional, há forte indicação de ofensa reflexa.
A tese se limita a invocar legalidade, contraditório, ampla defesa ou devido processo legal? A referência a esses princípios não transforma controvérsia infraconstitucional em questão constitucional.
A controvérsia depende de legislação estadual ou municipal? Se depender, incide a Súmula 280 do STF, e não haverá questão federal a remeter ao STJ pelo art. 1.033.
O acórdão tem fundamentos constitucional e infraconstitucional autônomos? Se ambos bastam para o resultado, avalie os dois recursos excepcionais.
A inadmissão aplicou precedente de repercussão geral? Verifique o art. 1.030, § 2º: a impugnação é por agravo interno no tribunal de origem, não pelo agravo do art. 1.042.
A distinção entre ofensa direta e reflexa interfere na escolha do recurso, na construção da tese constitucional, na necessidade de interposição simultânea e na definição do recurso cabível contra a inadmissão. No fim das contas, esse diagnóstico precisa ser feito ainda dentro do prazo recursal, porque o erro na escolha da via produz consequências definitivas.
Manassés Lopes Advogados atua na fase recursal em colaboração com advogados e escritórios responsáveis pela condução do processo desde a origem, com foco nos tribunais superiores. Colegas que precisem avaliar a estratégia diante de acórdãos com fundamentos constitucionais e infraconstitucionais podem entrar em contato com a equipe.
Perguntas frequentes
O que é ofensa reflexa à Constituição?
É a alegada violação constitucional cujo reconhecimento depende da análise prévia da interpretação ou aplicação de normas infraconstitucionais. A controvérsia não chega diretamente à Constituição e, em regra, não viabiliza o recurso extraordinário.
Cabe recurso extraordinário por violação ao princípio da legalidade?
Em regra, não, quando a alegação depender da revisão da interpretação de normas infraconstitucionais. É o que diz a Súmula 636 do STF. O recurso só é viável quando a violação à Constituição puder ser identificada diretamente.
O que o STF faz quando considera a ofensa reflexa?
O art. 1.033 do CPC permite remeter o recurso ao STJ para julgamento como recurso especial quando a ofensa depende da interpretação de lei federal ou tratado. O mecanismo não se aplica indistintamente nem dispensa os requisitos do recurso especial.
Devido processo legal, contraditório e ampla defesa autorizam recurso extraordinário?
Não necessariamente. Quando a identificação da violação depende de normas infraconstitucionais, o STF considera a ofensa indireta, como reafirmado em repercussão geral no ARE 748.371/MT.
É recomendável interpor só o recurso extraordinário e contar com o art. 1.033?
Não. O art. 1.033 é um mecanismo de aproveitamento em situações específicas. Quando o acórdão tem fundamentos constitucionais e infraconstitucionais autônomos e suficientes, deve-se avaliar a interposição simultânea de recurso extraordinário e recurso especial.





